quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Uso do Olfato no Marketing



O olfato é bastante utilizado nas comunicações dos segmentos de beleza e bem-estar. Exemplo disso sãos os cosméticos e odorizadores de ambiente e a distribuição de amostras grátis ou pontos de "degustação". É claro, que as mídias convencionais, impressas ou eletrônicas, ainda não conseguem transmitir aromas, todavia propagandas com aromas já tenham sido inseridas em revistas. Tal feito é realizado impregnando o cheiro do produto ao material de mídia.
Segundo Mario Persona, acredito que a tecnologia caminha no sentido de oferecer também essa possibilidade em meios eletrônicos, mas como o aroma depende de uma substância, e esta não pode ser transmitida por ondas de rádio, TV ou dados, a coisa é um pouco mais complicada. De fato, ainda tecnologia não pode transmitir essência, aroma, contudo, isso não será uma conquista demorada se olharmos os avanços em diversos segmentos e braços das tecnologias da informação.

Experiência com marketing olfativo aconteceram em filmes com salas de cinema recebendo dispensadores de aromas durante o filme. Outra forma utilizada foi dispensar aromas em gôndolas de supermercados, PDV’s.
A utilização de aromas na propaganda tem um ponto sensível a ser analisado, visto que o o nosso cérebro trata os aromas de formas diferentes. Para nosso cérebro um cheiro age como um cartão de memória. Os cheiros despertam em nosso cérebro lembranças que podem ser positivas ou negativas. Ao contrário de fotos e vídeos, o aroma traz uma alta carga de lembrança de momentos vividos. E desses momentos impressões agradáveis e desagradáveis.

Desse modo, quando uma propaganda espargi certo odor ela pode gerar lembranças que irão atrair o cliente, mas também pode gerar lembranças que o cliente gostaria de esquecer, afirma Mario Persona. 
A Tempero Mídia é uma empresa especializada na promoção de soluções digitais. Além de ser reconhecida nacionalmente pelas tecnologias avançadas para pontos de venda. A pouco tempo atrás em parceria com a Coca Cola, implantou uma forma inovadora de anunciar produtos através da Mídia Digital Olfativa.
O projeto que envolveu o novo formato de ativação em PDV desenvolvido pela empresa mineira amparou a linha Del Valle Kapolate. Com a essência de chocolate, e Del Valle Mais, com a essência de pêssego os PDV’s foram programados para exalarem o aroma de cada um desses produtos. O resultado do marketing olfativo, veio após a análise dos números de vendas no período da ação, obteve-se à conclusão de que o volume de vendas do produto anunciado foi triplo em tamanho do que o comum. Com tal constatação de resultado e eficiência da mídia, a Tempero Mídia acalenta revolucionar ainda mais a comunicação nos pontos de venda.
Bernardo Dinardi, diretor comercial da empresa enxerga a nova ferramenta de marketing como inédita no país e faz com que a comunicação com o consumidor ocorra através do olfato, aliada a mídia digital, uma dos fatores mais eficientes de mídia no ponto de venda.
Dados divulgados revelam que “a técnica do marketing olfativo é mais uma entre as várias técnicas do marketing emocional, sendo que o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, 5% do que se vê, 2% do que ouvem e 1% daquilo que toca, ou seja, esse novo formato de mídia espera criar uma interação ainda maior entre o consumidor e o produto, aquecendo assim as vendas”, completa Dinardi.

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